Quando um líder não se desenvolve, apesar de ser orientado em posições de cada vez mais responsabilidade, é preciso perguntar por que isso está acontecendo. Ele não corresponde ao desafio? Ele não recebeu o tipo certo de orientação? Ele não conseguiu lapidar suas habilidades e seu senso crítico? A experiência se transforma em aprendizado somente quando o líder faz ajustes com base em um feedback criterioso, autorreflexão inteligente ou ambos. Alguns líderes – os tipos descritos por Horatio Alger* – se desenvolvem em grande parte sozinhos, corrigindo instintivamente seu comportamento e senso crítico, mas a maioria progredirá mais rápidamente com a ajuda de um mentor para lhe proporcionar feedback criterioso e oportuno. Como em qualquer organização que tenha um bom processo de desenvolvimento de liderança, os chefes observam os líderes com atenção e lhes oferecem feedback e orientação. No modelo de aprendizagem, o chefe como mentor demonstra interesse pessoal de proximidade na orientação e no desenvolvimento de seus jovens líderes, ajudando-os a ampliar seu pensamento, compartilhando suas experiências e sabedoria e aprofundando para identificar os talentos específicos de cada líder. É por isso que o mentor e o chefe devem ser a mesma pessoa. Os chefes veem as pessoas em ação, observam seus comportamentos e conhecem o líder. Eles podem avaliar a qualidade de suas decisões no contexto das especificidades de uma situação e fornecer orientação e feedback em tempo real. Os líderes em todos os níveis devem expandir suas atribuições para incluir a aceleração do desenvolvimento dos outros líderes. Eles devem aguçar a precisão de sua observação e mudar seus modelos mentais sobre o que buscam nos líderes – não apenas a capacidade de exceder os objetivos definidos, por exemplo, mas também os talentos naturais de um líder e seu verdadeiro potencial. Alguns chefes serão melhores nesse papel do que outros, mas os que não apresentam o interesse ou mentalidade para observar as ações, decisões e comportamentos de um subordinado, para oferecer feedback e orientações  e elaborar observações e críticas incisivas sobre a pessoa, não devem ser chefes. Até mesmo o melhor mentor-chefe não pode realizar o trabalho sem ajuda dos líderes seniores e do RH. O retrato mais completo e sutil de um líder é formado com os imputs de muitas pessoas. Esses insights coletivos ajudam a definir a trajetória do crescimento de um líder e a fundamentar as decisões sobre o próximo passo para o líder. Texto Extraído do livro: O Líder  Criador de Líderes, “Ram Charan.”

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